Lojas e Blog KD

Como descobrir um ouvido entupido de maneira rápida

Podemos não ouvir bem do ouvido entupido, sentir vários desconfortos e até tonturas e, neste último caso, é mais conveniente consultar um especialista.

Se não for um plugue de cera , e for um tanto temporário, provavelmente devido a uma mudança na pressão, alguns remédios caseiros podem ser usados para descobri-lo .

Por que nossos ouvidos se conectam?

As orelhas entupidas podem ser causadas por diferentes causas: uma mudança de pressão porque estamos voando ou a muitos metros de altitude, que a água nos foi introduzida ou que temos uma obstrução por cera ou cera nos ouvidos.

De qualquer forma, a cera depositada no ouvido é apenas um mecanismo de defesa do nosso corpo, possui propriedades antibacterianas e não é de todo negativa para a saúde, mas pelo contrário, porque nos protege de infecções, e quando a cera está em excesso pode causar zumbido no ouvido, dores fortes ou até mesmo inflamações.

Embora a origem da produção de cera seja genética, há outras causas de produção excessiva de cera, como lavar o interior com gel ou caminhar por um local empoeirado . Nesses casos, o ouvido de algumas pessoas produz um excesso de cera para se defender contra poeira e sabão.

Além disso, qualquer objeto introduzido no ouvido causará a secreção de cerúmen como mecanismo de defesa . De qualquer forma, se dói, é necessário ir ao médico para remover a tampa. Se, pelo contrário, a obstrução é leve, existem vários remédios caseiros para descobrir um ouvido.

Como descobrir o ouvido: mudanças de água e pressão

Se nosso ouvido está entupido pela mudança de pressão: ouvidos entupidos pelo avião ou porque estamos muitos metros acima do nível do mar, não há necessidade de se preocupar.

Esse sentimento de surdez e desconforto é absolutamente temporário, e podemos remediá-lo com os seguintes truques : Mascar chiclete: antes de o avião pousar, comece a mascar chiclete, porque é nesse momento que você sentirá o ouvido entupido, com a mudança de pressão mencionada acima.

Dessa forma, você poderá pressionar de dentro do tímpano para fora e seus ouvidos serão descobertos. A chamada manobra valsava , que consiste em fechar a boca, cobrir as narinas e tentar respirar pelo nariz com força, gerando pressão de dentro para fora do tímpano, para que o ouvido seja descoberto e você notará de imediato. Devemos fazê-lo com cuidado para não nos prejudicar.

Se temos um ouvido tapado pela água (o colocamos no chuveiro ou na piscina), esses três remédios funcionam . Agite o lóbulo da orelha, puxe e agite com movimentos rápidos, ao inclinar a cabeça em direção ao ombro, você notará como a água sai.

Tente criar um vácuo no ouvido, colocando a palma da mão sobre a orelha e fazendo movimentos rápidos, alise a palma da mão ao pressionar a orelha e alise-a levemente quando removida, para fazer um pequeno vazio e ajudar a água a sair.

Também podemos aplicar um pano úmido quente, sem exceder a temperatura. Faremos isso com a cabeça inclinada por cerca de um minuto, na direção do lado da orelha entupida. Podemos repetir a operação cerca de quatro ou cinco vezes, até obtermos resultados.

Como descobrir o ouvido: secreção leve de cera

Existem vários remédios caseiros que podemos usar para descobrir um ouvido entupido, sempre com muito cuidado e levando em consideração que nossos ouvidos são delicados: Em um copo com cerca de 125 ml de água, adicione uma colher de chá de sal (cerca de 5 g) e mexa bem para dissolver. Umedecemos um pedaço de algodão com a mistura e deixamos cair algumas gotas do líquido.

Devemos manter a cabeça inclinada por alguns minutos para que a água alcance o interior da orelha. Em seguida, executaremos o movimento reverso para que ele drene e limpe a parte externa para eliminar a cera macia que saiu. Também podemos injetar uma solução estéril de água com uma seringa , mas precisaremos da ajuda de alguém que possa fazê-lo bem e introduzir a água no ouvido cuidadosamente tapado.

A água deve estar um pouco quente, para favorecer a cera é amolecida. Daqui a pouco, perceberemos que a cera sai sozinha e cai. Podemos usar algumas gotas de peróxido de hidrogênio, misturadas com água morna e, com um conta-gotas, colocá-lo no ouvido e deixar agir por cerca de 5 minutos.

Em seguida, inclinaremos a cabeça para remover o líquido e enxaguar o ouvido com água morna. O chá ou camomila também funcionam muito bem em cera de remoção de um ouvido conectado. Mergulharemos uma infusão de camomila ou chá em uma bola de algodão e derramaremos cerca de três gotas no ouvido , deixando o líquido agir por alguns minutos e com a cabeça inclinada.

Voltaremos a cabeça à sua posição. Como um conselho geral, os cotonetes nunca devem ser introduzidos , já que a única coisa que conseguiremos é que o ouvido “se defenda” diante de um elemento estranho e gere rapidamente mais cera, ou que a cera que já temos no interior possa colocar mais .

De qualquer forma, e se o ouvido ainda estiver entupido após a aplicação desses remédios, devemos consultar um médico para nos examinar e fornecer um diagnóstico, e são os especialistas que removem o plugue, pois será um entupimento mais grave .


Add Your Comment

* Indicates Required Field

Your email address will not be published.

*